Fonte Central Comunic Piscando

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Central sem ring e com o led piscando? Entenda o que está acontecendo com a sua central.

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Porque a fonte da central Intelbras está com o led piscando?

É muito comum recebermos Centrais Intelbras Comunic com a descrição do defeito, sem ring e led piscando.

O cliente informa que de uma hora para outra os ramais pararam de tocar. O técnico ao chegar ao local e ao abrir a central, se depara logo com o led vermelho da placa fonte piscando. Começam aí as dúvidas e as preocupações.


Como aconteceu isso? Foi curto? Pico de luz? Porque o led está piscando?

São diversos os motivos que levam a este resultado. Mas vamos em primeiro lugar, entender o que significa o led piscando.


O led piscando ou pulsando é a indicação que a fonte de alimentação não tem a tensão ou as tensões correta(s) para acionar o toque nos ramais, e com isso a central se torna inoperante.


Nas centrais CP e Comunic, temos a tensão de Ring em torno de 110 a 150v, essa é a tensão de trabalho para que os ramais possam operar normalmente.


Em bancada, na hora da análise do equipamento, já pegamos algumas causas mais comuns que ocasionaram este tipo de problema.


Geralmente quando o led começa a piscar, se não for um defeito isolado de fabricação em algum componente da fonte, pode ter sido gerado por um curto em uma posição de ramal, na própria placa de ramal, na placa base, falta de aterramento e por incrível que possa parecer, até lagartixa é um agente causador de curto na parte debaixo da placa fonte.


Em nossa assistência, após o reparo na placa fonte, sugerimos sempre aos instaladores, testarem primeiro a ligação da fonte direto na placa cpu, sem as placas de ramais, assim, caso a fonte volte a piscar o led, pode existir um curto na placa cpu também, caso contrário, vá adicionando uma a uma as placas de ramais e realize todos os testes de ring e comunicação.


Vale ressaltar que algumas placas fonte mais antigas, podem piscar o led e possuir a tensão de ring normalmente, em 127v e ao ligar em 220v o led acende normalmente. Isso é um detalhe técnico que pode ser resolvido dentro de uma autorizada, mas que não causa defeito no funcionamento da mesma.

Espero ter conseguido explicar de forma sucinta este problema.


Até breve!


Sergio Cesari – Supri Service de Teresópolis

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